sábado, 31 de outubro de 2009

VOCÊ TEM MEDO DE ASSOMBRAÇÃO ?

Você tem medo de assombração ?
Maria Pires não teve. Pesquisadora nata foi atrás de quem contava casos e se deparou com as assombrações que arrepiar os juazeirense em sua meninice e juventude.
Corajosamente juntou todas elas no livro, "Você tem medo de assombração ?".
Por que assombração ?
Porque o tempo ao longo dos sessenta e cinco vividos por Maria Pires em Juazeiro mudou e ela, percebendo as mudanças ao seu redor, atenta às perdas culturais decorrentes do processo histórico que legitimamente testemunhava, compreendeu a importância de resgatar o passado de sua gente para, mediante a divulgação dele, obtermos a consciência crítica do momento presente.
Era, pois, educacional a preocupação da professora Maria Pires com a assombração e tantos outros objetos de seu incansável trabalho de coleta de informações, preocupação visível na disposição incomparável para difundir seu conhecimento nas escolas, entre professores, alunos, curiosos, pesquisadores e repórteres da cultura ribeirinha do S. Francisco, de Juazeiro da sua paixão.
Maria Franca Pires não teve tempo para receber nossa resposta.
Ela não está mais aqui para ver a cara da gente, perante seu livro, já que faleceu em Agosto de 1988.
Entretanto, se os casos narrados neste livro já não assombram mais os adultos, - o tempo agora é outro, nosso medo vem de outras histórias, para as crianças não é a mesma coisa: além delas acrescerem o repertório de estórias para seus ouvidos e fantasias, estas "assombrosas" trazem em suas nuances a perspectiva histórica da gente do Juazeiro que Maria Pires ajudou a construir, fazendo o conceito que dela temos e adquirindo de nós o respeito merecido como figura de peso na cultura juazeirense e regional.
Maria nasceu em Remanso -Ba, na Fazenda Salinas e veio para Juazeiro com 2 anos de idade, onde cresceu. Suas raízes estão aqui tão bem plantadas, que estão brotando.
Quer ver ? Leia ? " Você Acredita em Assombração ? "
TEXTO: PROFª ODOMARIA BANDEIRA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia