domingo, 4 de outubro de 2009

O RIO EM JUAZEIRO BAHIA

No município de Juazeiro, ele percorre 168 Km, antes, porém, ele percorre mais 4 municípios: Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Casa Nova, onde suas águas são disciplinadas e, através do trabalho do homem, ele forma o grande Lago Artificial de Sobradinho - O 1º maior lago do mundo em superfície,, construído pelo homem; segue em direção ao mar e antes de alcançá-lo entre os estados de Alagoas e Bahia, forma a grande cachoeira de Paulo Afonso, com cerca de 80 metros de altura. Além da sua extensão de 3.161 Km, ele é um rio genuinamente brasileiro. isto é, nasce e deságua em território brasileiro.
Os moradores das margens do rio foram, com o passar do tempo, dando a ele nomes diversos. Nos fins do séculos XVI e por todo o século XVII o Rio era conhecido por 'Rio dos Currais" 9foi época da penetração e infuência de Garcia d'Ávila e outros no vale do São Francisco).
Ao lado deste nome, ele também, é chamado carinhosamente de Velho Chico, Chição, Chiquinho , o Rio de Barbas Brancas, Nilo Brasileiro, Rio da Unidade Nacional, Rio de Integração Nacional.
O ribeirinho tem pelo rio um amor-paixão e, desta paixão, o rio passou a ser um lugar de mistérios, morada de duendes. Mãe D'Água, Minhocão, Nego D'´´Agua, Caboclo D'Água, Lontra, Navio Fantasma, Carranca.
LIVRO JUAZEIRO BAHIA - Maria Franca Pires (1988)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia