domingo, 4 de outubro de 2009

O RIO SÃO FRANCISCOO

No início, existia, apenas, água, terra, vegetação e animais.
Era muita água. A água não tinha nome e vinha de muito longe.
Esta água formava um rio, que foi descoberto pelo Português Américo Vespúcio, chefe de uma Caravana, que andava, no interior do Brasil, procurando descobrir suas riquezas.
Aquele volume d'água causou admiração a todos e, como era 4 de outubro de 1951, dia de São Francisco de Assis, o chefe da caravana deu àquele rio o nome de São Francisco.

Como é bonito o lugar de seu nascimento ! Fica no Estado de Minas Gerais, no alto de uma Serra chamada Canastra. Ele brota da terra. São dois fiozinhos de água, que depois de andarem alguns metros, juntam-se e formam um canal d'água cada vez mais largo e mais profundo.O Rio São

Francisco molha as terras de cinco Estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Perto da cidade Sergipana, Brejo Grande, ele jogava suas águas no Oceano Atlântico.

A largura média do São Francisco é de 700 metros e a profundidade média é de 4 metros. O trecho principal da navegação do Rio São Francisco fica entre Pirapora-MG e Juazeiro-BA.

Da nascente ao Oceano Atlântico, ele vai formando peguenas e grandes quedas d'águas como também vai tendo suas águas represadas.

A primeira grande queda d'água que ele forma é a de " Casca d'Anta" numa altura de 90 metros, no Estado de Minas.

Algumas cachoeiras encontradas da nascente à foz: Pirapora, Sobradinho, Jenipapo, Itaparica, Paulo Afonso.

Ao 95 Km antes de passar pela cidade de Pirapora(MG), ele forma a represa de Três Marias, que foi construída para o controle de seu volume g'água.

O São Francisco deixa Minas Gerais e entre no Estado da Bahia.

LIVRO JUAZEIRO BAHIA - Maria Franca Pires (1988)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia